Além dos portos da Coreia do Norte, todos os navios que ali tenham feito escala nos 180 dias desde a ordem de Trump ou operações de transhipment com esses navios são penalizados pela medida do Presidente norte-americano
Donald Trump

Na sequência de uma ordem presidencial emitida por Donald Trump impondo sanções adicionais à Coreia do Norte, nenhum navio que tenha escalado portos daquele país nos últimos 180 dias (contados a partir da ordem) ou que tenha estado envolvido em operações de transbordo (transhipment) com algum desses navios no mesmo período pode escalar portos dos Estados Unidos.

No mesmo contexto, foi imposto um bloqueio a todos os bens e interesses de pessoas que operem nos sectores da construção, energia, serviços financeiros, pesca, tecnologias da informação, medicina, mineração, têxteis e transportes na Coreia do Norte. O bloqueio aplica-se também a quem detiver, controlar ou trabalhar em qualquer porto da Coreia do Norte.

A ordem executiva de Donald Trump foi uma reacção aos recentes lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte e às ameaças feitas por Kim Jong-um aos Estados Unidos e constituiu uma forma de pressão sobre a economia norte-coreana. Segundo a generalidade dos observadores, prejudicando a economia da Coreia do Norte, ficará prejudicado o programa nuclear do país, que é o principal objectivo dos Estados Unidos e da maioria da comunidade internacional.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill