Quem o anunciou foi a própria ministra do Mar, em entrevista ao canal público de televisão
Ministra do Mar

Até ao final deste mês será divulgada a lista dos projectos contemplados com financiamento do Fundo Azul, anunciou ontem a ministra do Mar em entrevista à RTP. Neste momento, estão a ser hierarquizados e embora não os tenha divulgado, Ana Paula Vitorino admitiu que foram recebidos projectos relacionados com a produção de medicamentos a partir de produtos marinhos, a cosmética ou o aumento da eficiência tecnológica de equipamentos de pesquisa e recolha de fundos marinhos.

Na mesma entrevista, a ministra considerou que o dossier mais estratégico para o país relacionado com o mar é o da extensão da plataforma continental, que está a ser avaliado nas Nações Unidas. “Se tudo correr bem”, o assunto poderá estar resolvido em 2020, reconheceu a ministra. Já no plano do imediatismo, o dossier prioritário relacionado com a pasta que tutela, ou seja, o mais urgente, é o da competitividade dos portos nacionais, admitiu Ana Paula Vitorino.

A ministra do Mar manifestou ainda a sua convicção de que o stock de sardinha vai recuperar, “com as medidas de gestão adequadas”, mas reconheceu que “nos próximos anos, a captura da sardinha como a conhecemos no passado acabou”. Defendeu igualmente o aumento das coimas para quem deite lixo nas praias, mas confessou que não existe nenhum projecto nesse sentido.



Um comentário em “Projectos financiados por Fundo Azul conhecidos até ao fim do mês”

  1. António Jorge da Silva diz:

    Esta notícia parece-me poder estar algo incompleta, uma vez que as propostas submetidas aos Editais 3,4,5 e 6 tiveram como prazo de submissão dias compreendidos no ientervalo 28 de fevereiro a 19 de março. O próprio regulamento do Fundo Azul não prevê respostas tão céleres.

    Assim, o anúncio feito pela Senhora Ministra do Mar deverá respeitar às propostas submetidas, ainda em 2017, aos Editais 1 e 2.

    Das duas uma, ou se trata de um relato jornalístico apressado, ou de um anúncio incompleto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill