Os dois países assinaram um memorando de cooperação que abrange colaboração ambiental, científica e tecnológica
Portos dos Açores

Portugal e Israel vão reforçar colaborações científicas no domínio do mar e para isso “assinaram um memorando de entendimento e cooperação para reforçar as colaborações científicas e aumentar o intercâmbio de conhecimentos e de cientistas entre os dois Estados em matérias do mar”.

De acordo com o Ministério do Mar, ambos os países querem promover “o crescimento económico azul e vão trabalhar para adaptar os sectores marítimos para conseguir acabar com o desperdício e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa”, citando o texto do memorando, que também prevê “visitas mútuas de delegações científicas e peritos, participação em expedições científicas conjuntas e troca de dados, equipamentos e serviços de investigação científica”, diz o Governo.

Na ocasião, Ana Paula Vitorino sublinhou que este documento é uma “oportunidade de ouro” para proteger oceanos e mares e destacou que “as colaborações científicas e tecnológicas são a maneira mais eficaz de enfrentar estes desafios futuros”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill