O festival que junta ondas e música, cujo investimento ronda os 250 mil euros, predispondo uma prova europeia, permanece com todos os atletas portugueses no quadro.

Está a decorrer, até dia 29 de Julho, o Santa Cruz Ocean Spirit, na Praia do Mirante, em Santa Cruz. Festival de ondas, cujo investimento ronda os 250 mil euros, inserindo-se neste a “prova rainha” – Noah Eurosurf Junior 2018, campeonato europeu de surf. Prova que regressou esta Quinta-feira, com uma nova ondulação que permitiu o desenvolvimento da terceira fase de repescagem de todas as categorias (quadro que se assume como uma oportunidade de continuar em prova para os atletas que foram eliminados nas rondas do quadro principal).

Assim, a representação portuguesa começou com a entrada de Salvador Couto na terceira ronda de repescagem de Surf Sub-18, em que o atleta, “dando a volta” a um arranque difícil, acabou por terminar com 12,44 pontos. “Comecei um bocado nervoso, apanhei as ondas erradas”, explicou o atleta. “Depois consegui fazer 4 pontos com uma manobra razoável, fiquei à espera de uma boa onda e consegui fazer uma esquerda com três manobras fortes e passar para primeiro”, confessa o jovem que apesar dos heats, por vezes não terem sido os melhores, garante que vai “dar tudo para ser campeão europeu”.

No feminino, Francisca Veselko passou para o quadro de repescagem, depois de ter completado a primeira ronda do quadro principal de Surf Sub-18 com uma pontuação total de 9,70. À sua frente ficaram Neis Lartigue, com 14,75, e Uhaina Joly, com 11,50. Na mesma categoria, Mafalda Lopes garante presença na próxima ronda do main event, num heat em que esteve na água com a dupla espanhola Melania Suarez (que dominou com 13,75) e Nadia Erostarbe (que ficou atrás da portuguesa com 8,5).

França “leva a melhor”, pelo que, é o único país que segue para a próxima parte da prova com todos os seus atletas no quadro principal. Sublinhe-se que Portugal mantem todos os seus atletas em competição, ainda que alguns, no quadro de repescagens. Holanda, Bélgica, País de Gales, Escócia, Itália, Rússia, Irlanda e até mesmo Inglaterra, já tinham perdido atletas. Ontem, foi a vez de Espanha perder o seu primeiro atleta.

 

Outras modalidades do Santa Cruz Ocean Spirit

No campeonato principal, denominado Noah Eurosurf Junior, serão disputadas três modalidades: Bodyboard, Longboard e Surf, sendo que, no festival em si, estão também representadas as modalidades de Bodysurf, Skimboard, Kayaksurf e Waveski.

Na primeira edição do FUN & SESSION, que envolveu 26 participantes de Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, cuja Kayaksurf Session foi a “categoria-rainha”, Mathew Lamont, da Irlanda do Norte, dominou, com 10,83 pontos. Jamie Gamble, também da Irlanda do Norte, ficou em 2º com 9,32 pontos, e o português Paulo Simões, com uma pontuação de 6,33, em 3º lugar.

No Waveski Session, Andrew Lamont marcou o heat e conquistou o 1º lugar da classificação, ao qual se seguiram “as cores lusas” – Diogo Melo e Gil Melo.

A modalidade de Skimboard, que decorreu no fim de semana de 21 e 22 de julho, contou com a participação de cerca de 40 atletas nacionais, assim como o Campeonato Nacional de Bodysurf. E, no Open Masculino de Skimboard, Miguel Braz conquistou o 1º lugar, seguido por Simão Pinto (2º) e João Girbal (4º). No caso do Open Feminino, Carolina Ruivo foi a grande vencedora (1º), à qual se seguiram Matilde Antunes (2º) e Leila Mendes (4º).

Os portugueses também dominaram na categoria Masters, com João Sousa (1º), Pedro Santos Ribeiro (2º) e Fábio Gomes (4º). Nos Sub-18, coube a Rafael Ruivo conquistar o 2º lugar na classificação e a Miguel Ramos o 4º. Nos Sub-14, a categoria mais jovem da competição, Duarte e Gonçalo Ferreira ficaram em 3º e 4º lugar, respetivamente.

 

“Sê-lo Verde”: o “lado ambiental” do Santa Cruz Ocean Spirit

O Noah Eurosurf Junior 2018 é uma das competições que integra o programa desportivo do Festival, e que conta com organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Promotorres EM, da Federação Portuguesa de Surf e da Federação Europeia de Surf. O Santa Cruz Ocean Spirit, que assinala este ano a sua 12ª edição, é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM, e conta com um programa de sustentabilidade, “Sê-lo Verde”.

Programa que resulta de um contrato estabelecido entre o Município de Torres Vedras e o Ministério do Ambiente, tem como objectivo a preservação dos oceanos, recolha de beatas, prevenção e controlo de ruído, monitorização das areias, bem como recolha selectiva de resíduos resultantes da realização do evento, e foi financiado com cerca de 12 mil euros, na sequência do apoio que já vem sendo prestado a ações ambientais em festivais de música, atribuído pelo Ministério do Ambiente. As várias acções prestam-se, em todo o caso, a diferentes financiamentos, a “Beata na Praia Não” é financiada em 60%, e, a “Tenda Pegagógica” por exemplo, é financiada em 40%.

No segundo ano em que o Santa Cruz Ocean Spirit recebe o “Sê-lo Verde”, o festival demonstra preocupações relevantes, além das acções, como “a implementação de casas de banho ecológicas no interior do recinto” ou mesmo “através da disponibilização de sabão líquido biodegradável e de papel reciclado, do encaminhamento dos efluentes para a ETAR mais próxima através da ligação ao sistema de drenagem público de águas pluviais, da utilização de iluminação LED e da utilização de etiquetas que visam alertar para a mais correcta utilização destas instalações sanitárias”, como explica ao Jornal, Rita Santos, Assessora de imprensa da Câmara Municipal de Torres Vedras.​

 

Previsão para os últimos dias do festival

A previsão para os próximos dias do festival por onde passam, diariamente, 4 mil pessoas, são “condições do mar que favoreçam mais a prática do surf, o que permitirá a progressão das provas do Noah Eurosurf Junior 2018 dentro dos prazos previstos”, conclui Rita Santos. Sendo que, o check-in hoje, está marcado para as 07h30.

 

Atletas portugueses do Noah Eurosurf Junior 2018

No caso do Noah Eurosurf Junior 2018, os portugueses em prova são: Diogo Martins e Salvador Couto (Surf Sub-18), Francisca Veselko e Mafalda Lopes (Surf Sub-18 Feminino), Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro (Surf Sub-16), João Mendonça e Martim Nunes (Surf Sub-14), David Vedor e Miguel Ferreira (Bodyboard Sub-18), Filipa Broeiro (Bodyboard Sub-18 Feminino), Joel Rodrigues e Pedro Ferreira (Bodyboard Sub-16) e António Dantas (Longboard).

 

Notícia corrigida às 20h02



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill