O Conselho de Segurança da ONU puniu com sanções distintas 27 navios por comércio ilegal com a Coreia do Norte
António Nogueira Leite

O Conselho de Segurança das Nações Unidas juntou mais 27 navios à sua lista negra de unidades sancionadas por violação das restrições impostas ao comércio com a Coreia do Norte como forma de pressão para que esta recue no desenvolvimento do seu programa nuclear.

No total, foram punidas 22 empresas e um indivíduo, envolvidos, essencialmente, no comércio de carvão, petróleo refinado e combustível com entidades norte-coreanas, o que foi considerado ilegal. E na maioria dos casos em operações de navio para navio, durante um período que remonta a Junho de 2017.

No quadro desta recente vaga de sanções, treze navios foram designados para congelamento de activos e proibição de entrada em portos de Estados membros das Nações Unidas. Dois navios foram designados para congelamento de activos e no caso de outros 12 navios as sanções foram designação para perda de pavilhão do Estado sob cuja bandeira navegam e proibição de entrada em portos de Estados membros das Nações Unidas.

O indivíduo sancionado foi Tsang Yung Yuan, por coordenar exportações de carvão da Coreia do Norte com um operador norte-coreano num terceiro Estado. De acordo com as Nações Unidas, Tsang Yung Yuan tem um historial de evasão às sanções impostas.

Dados sobre estas sanções e outras podem ser vistos aqui



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill