Balanço positivo, considera Câmara de Portimão
Mar Algarve

O balanço da última edição da «Mar Algarve – Feira do Mar’17» é considerado positivo pela Câmara Municipal de Portimão (CMP), que co-organizou o evento juntamente com a Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve, de 23 a 25 de Março, no Portimão Arena.

Ao longo de três dias, numa área ocupada de 1.300 m2, mais 160% do que na edição anterior, estiveram 77 expositores, mais 31 do que na última edição, passaram pelo certame cerca de 5 mil pessoas, segundo a CMP. O evento contou ainda, pela primeira vez, com o apoio institucional do Ministério do Mar, que esteve presente na inauguração, representado pelo Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Em jeito de balanço, a CMP recorda que o certame “teve como objetivo promover, criar valor e impulsionar todo o sector ligado ao mar e às actividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer”. Nesse sentido, a autarquia destaca a organização de três conferências e um congresso (1º Congresso das Marítimo-Turísticas), que envolveram 10 temas distintos em debate, 11 painéis e 39 oradores e moderadores.

Houve ainda lugar a duas exposições fotográficas (uma do Museu de Portimão e outra do navio L’Hermione, uma fragata francesa reconstruída à escala da original, na qual o Marques de La Fayette embarcou rumo à América para apoiar os rebeldes americanos na guerra da independência contra a Inglaterra), sessões de esclarecimento, palestras para alunos do Ensino Secundário e um espaço destinado a street food (com degustação de produtos do mar entre outros).

Foi ainda possível visitar dois navios da Marinha Portuguesa, o navio de treino NTM Creoula e a lancha de fiscalização rápida NRP Argos, no Cais da Marinha do porto de Portimão, que mereceu a visita de cerca de 1500 visitantes.

 

Créditos Fotográficos:

Município de Portimão – Filipe da Palma

Escola Profissional Gil Eanes de Portimão



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill