Aramadores e Governo suecos estão a preparar soluções para acabar com as emissões de gases com efeito de estufa até 2045. Para isso, defendem inovação e incentivos fiscais para a indústria
Alphaliner

A indústria de transporte marítimo da Suécia, através da Associação de Armadores Suecos, está a criar um plano para atingir, até 2045, zero emissões de GEE (Gases de Efeito de Estufa), juntamente com a Suécia Livre de Fósseis (Fossil-free Sweden), uma iniciativa do Governo. Deste modo dirige-se igualmente ao encontro das metas globais de sustentabilidade, segundo o Safety4Sea.

 

Ao adoptar os incentivos correctos a navegação pode tornar-se mais eficiente. Para tal, basta mudar de combustíveis fósseis para os biocombustíveis, ou mesmo para electricidade, explicam Rikard Engström e Svante Axelsson, líderes das duas organizações. Também ambos acreditam ser possível, apesar de difícil, limitar as emissões de transporte doméstico em 70% até 2030.

 

Mas há um problema: este tipo de alterações tem um custo associado alto. Pelo que o Governo foi chamado a financiar estas inovações, alterando o sistema tributário para beneficiar tecnologias sustentáveis. Em causa estão cerca de 442 milhões de euros que terão de ser acrescentados ao valor de 50 navios sob encomenda por parte de empresas suecas (cerca de 2,3 mil milhões de euros).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill