Além de marcar o aniversário da independência com o afundamento de 71 navios estrangeiros de pesca ilegal, o Presidente Joko Widodo revelou também a intenção de transformar a Indonésia numa potência marítima.

Na comemoração do 71º aniversário da independência da Indonésia, o seu actual Presidente, Joko Widodo revelou a intenção de um rápido desenvolvimento de todas as fronteiras da sua área marítima e das respectivas infra-estruturas, incluindo na área da Ilhas Natuna onde existem disputas de pesca com a China, bem como nas Entikong, e Atambua, de modo a transformar a maior economia do Sudoeste da Ásia igualmente, segundo expressão sua, numa relevante potência marítima.

No caso das Ilhas Natura, embora não haja disputa territorial entre a Indonésia e a China, Pequim tem afirmado e reclamado repetidamente os seus direitos históricos à pesca na área o que é negado por Jacarta que assinala os seus respectivos direitos territoriais e de soberania na região.

O Presidente Joko Widodo referiu-se especificamente, entre outros aspectos, ao desenvolvimento da indústria do pescado, infra-estruturas portuárias e defesa marítima.

Entretanto, para comemorar o 71º aniversário da independência da nação composta por cerca de 17 000 ilhas, foram afundados 71 navios estrangeiros apanhados em pesca ilegal nas águas indonésias, sobretudo na Zona Económica Exclusiva da região das Ilhas Natuna que confina com o Mar do Sul da China, embora não apenas.

A bandeira dos navios apanhados em pesca ilegal agora afundados, não foi revelada mas entre os pesqueiros usualmente capturados nessas práticas, além de embarcações chinesas, têm sido também apanhadas embarcações das Filipinas, da Malásia e do Vietname.

Segundo o Ministro Indonésio das Pescas, desde 2014, terão sido afundados mais de 200 embarcações apanhadas em pesca ilegal e o Presidente Joko Widodo tem-se mostrado cada vez mais intransigente na defesa dos recursos haliêuticos indonésios e no combate à pesca ilegal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill