Uma agência de cooperação e assistência ao desenvolvimento vai emprestar 63,6 milhões de euros para modernizar estaleiros de Gujarat
International Ship Recycling Association

O Governo da Índia assinou um acordo de empréstimo no valor de 63,6 milhões de euros com a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), uma agência oficial de cooperação e assistência a países em desenvolvimento, para financiar a modernização de 70 estaleiros em Alang, no Estado indiano de Gujarat, informam vários meios de comunicação internacionais.

O valor total do projecto é de aproximadamente 93 milhões de euros, dos quais os restantes 30 milhões de euros serão suportados, sob outras formas, pelo Governo do Estado de Gujarat (21 milhões e euros) e pelo Governo central indiano em conjunto com o Estado de Gujarat (9 milhões de euros).

De acordo com vários meios informativos internacionais, o empréstimo contraído junto da JICA tem uma taxa de juro de 1,2% e uma duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por mais 10. A concretização do projecto esta atribuída à Gujarat Maritime Board, uma empresa especializada no desenvolvimento de portos e estaleiros.

O objectivo do projecto, que surge na sequência de conhecidas deficiências em matéria de segurança no trabalho e condições ambientais nestes estaleiros, é renovar as instalações de desmantelamento de navios de Alang de forma a cumprirem os regulamentos internacionais de segurança e ambientais.

As intervenções previstas incluem impermeabilização de solos para evitar a sua contaminação por poluentes, melhoramento de equipamentos como incineradoras e sistemas de recuperação de combustível, introdução de unidades de descontaminação e instalação de grandes gruas, entre outras.

Paralelamente, segundo vários meios noticiosos, o projecto contribuirá para gerar mais negócio para os estaleiros e aumentar os empregos directos de 50 mil para 92 mil pessoas e os indirectos de 150 mil para 300 mil pessoas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill