O Governo da Índia assinou um acordo de empréstimo no valor de 63,6 milhões de euros com a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), uma agência oficial de cooperação e assistência a países em desenvolvimento, para financiar a modernização de 70 estaleiros em Alang, no Estado indiano de Gujarat, informam vários meios de comunicação internacionais.
O valor total do projecto é de aproximadamente 93 milhões de euros, dos quais os restantes 30 milhões de euros serão suportados, sob outras formas, pelo Governo do Estado de Gujarat (21 milhões e euros) e pelo Governo central indiano em conjunto com o Estado de Gujarat (9 milhões de euros).
De acordo com vários meios informativos internacionais, o empréstimo contraído junto da JICA tem uma taxa de juro de 1,2% e uma duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por mais 10. A concretização do projecto esta atribuída à Gujarat Maritime Board, uma empresa especializada no desenvolvimento de portos e estaleiros.
O objectivo do projecto, que surge na sequência de conhecidas deficiências em matéria de segurança no trabalho e condições ambientais nestes estaleiros, é renovar as instalações de desmantelamento de navios de Alang de forma a cumprirem os regulamentos internacionais de segurança e ambientais.
As intervenções previstas incluem impermeabilização de solos para evitar a sua contaminação por poluentes, melhoramento de equipamentos como incineradoras e sistemas de recuperação de combustível, introdução de unidades de descontaminação e instalação de grandes gruas, entre outras.
Paralelamente, segundo vários meios noticiosos, o projecto contribuirá para gerar mais negócio para os estaleiros e aumentar os empregos directos de 50 mil para 92 mil pessoas e os indirectos de 150 mil para 300 mil pessoas.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística