A IBM e a Maersk pretendem desenvolver em conjunto a aplicação da tecnologia Blockchain, base de suporte à designada Bitcoin, a conhecida moeda digital, ao sector do transporte marítimo.
HUUB

Em síntese, o que a IBM e a Maersk pretendem é desenvolver um novo sistema com a capacidade de digitalização, gestão e monitorização das múltiplas transacções próprias a toda a cadeia logística do sector marítimo.

A tecnologia, desenvolvida exactamente para proporcionar um exacto registo e possibilidade da sua correspondente monitorização das respectivas e sucessivas transacções de bens em múltiplos sectores de mercado, devera permitir gravar e rastrear o movimento de milhões de contentores à escala global através da simultânea digitalização completa de todos os documentos de todo o processo logístico.

Sendo esperado que o novo projecto possa entrar operação ainda em 2017, o mesmo deverá permitir também, segundo os seus responsáveis, não só economias financeiras na ordem dos milhares de milhão mas também tornar muito mais transparentes e seguras todas as transacções realizadas entre todos os actores ao longo de toda a cadeia logística.

Trabalhando há anos em conjunto, a nova tecnologia tem vindo já a ser testada com algumas entidades oficiais e clientes da Maersk de modo a garantir a perfeita adequação da mesma que, em traços largos, como rede segura partilhada, funciona do seguinte modo:

– A cada elemento com acesso à rede é conferida a possibilidade de conhecimento do estádio de desenvolvimento na cadeia de abastecimento dos respectivos bens;

– Detalhado conhecimento, em tempo-real, da evolução dos correspondentes contentores, com igual acesso aos respectivos documentos, manifestos de carga e demais informação;

– Nenhuma parte pode por si só modificar, apagar ou sequer anexar qualquer registo adicional sem o conhecimento e aprovação das demais;

– Com este grau de transparência e integração, as possibilidades tanto de erro como mesmo de fraude tornam-se francamente mais remotas, bem como permitem uma significativa redução de tempo e carga de processamento administrativa, com não menores ganhos ou economias financeiras.

Para se perceber até que ponto um sistema como o descrito pode ser vantajoso, a Maersk lembra também que, em 2014, todo o processo de um simples carregamento e transporte de bens refrigerados de África para a Europa podia, como então descoberto, ter de passar por mais de trinta diferentes organizações, envolvendo mais de 200 comunicações ao longo de todo o processo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill