O I Fórum Europeu Empresarial e de Ciência da Economia Azul, irá ocorrer em Hamburgo, de 12 a 13 de Setembro próximo.

Foi já anunciada a realização do I Fórum Europeu Empresarial e de Ciência da Economia Azul organizado pela Comissão Europeia e que irá ocorrer em Hamburgo, de 12 a 13 de Setembro próximo.

Por enquanto, pouco mais se sabe a não ser que os discursos de abertura irão estar a cargo do Comissário Europeus para o Ambiente, Assuntos do Mar e Pescas, Karmenu Vella, e do Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Sabe-se que ambos irão ser igualmente acompanhados por oito destacadas figuras representativas da área política e governamental, da indústria, área financeira e ciência, mas nada mais.

Como proposto no documento da Comissão Europeia, «Innovation in the Blue Economy», o Fórum deverá ter como uma das suas principais finalidades identificar os factores de estrangulamento e as oportunidades de inovação na economia azul que possam conduzir a um crescimento sustentável.

Nesse enquadramento, o Fórum integrará ainda cerca de 200 outras personalidades da economia azul que terão como missão propor soluções para expansão da competitividade europeia nos domínios das tecnologias marítimas, incrementar a cooperação entre a ciência e o sector industrial de modo a demonstrar o valor da inovação tecnológica e, escalando o seu potencial, transformá-las em úteis produtos de mercado.

Em simultâneo, deverão examinar e propor soluções para ultrapassar os referidos estrangulamentos que impedem a passagem à fase de comercialização das mais inovadores tecnologias marinhas, não deixando de ter sempre em consideração que todos os investimentos nessa área tendem a ser particularmente elevados, assumindo assim o acesso aos respectivos fundos e financiamentos um elemento crucial, obrigando e impondo assim também uma análise de como as propostas da Comissão no Conselho Europeu da Inovação pode oferecer novas oportunidades e possibilidades aos empreendedores e inovadores na área da Economia Azul.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill