Ministério do Mar

O Governo, através do Ministério do Mar, pagou um milhão de euros a armadores e pescadores como contrapartida pela cessação temporária da pesca da sardinha e do lagostim, segundo informou em comunicado. O pagamento foi feito no dia 30 de Dezembro, no âmbito do Programa Operacional Mar 2020.

De acordo com o Ministério do Mar, o pagamento correspondeu “à primeira tranche de apoio público às cessações temporárias na pesca da sardinha e crustáceos” e foram beneficiários armadores e pescadores de 46 embarcações de pesca da sardinha. Aos pescadores foi concedido um montante de 1920 euros por cada um, “no período máximo de dois meses, e aos armadores um montante equivalente à estimativa da perda de rendimento”.

Para beneficiar desta medida, são elegíveis “os proprietários das embarcações da pesca do cerco com descargas de sardinha em pelo menos 5 por cento do total do pescado descarregado nos últimos três anos, e os pescadores que trabalharam a bordo da embarcação abrangida pela cessação temporária durante pelo menos 120 dias nos dois anos civis anteriores à data de apresentação do pedido”, refere o Ministério do Mar.

Segundo informa o Governo, “o período de paragem pode ser escolhido pelo armador, entre 1 de Novembro de 2016 e 3 de Março de 2017”. A maioria das embarcações abrangidas optaram pela cessação temporária em Janeiro e Fevereiro. Já no lagostim, a cessação temporária ocorreu em Outubro.

O Executivo informa ainda que a paragem temporária da sardinha “coincide com o período de recuperação da espécie, com os fundos comunitários do MAR 2020 também a aplicarem-se na vertente social e de apoio aos pescadores”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill