O recenseamento da espécie, icónica da região e protegida, é uma responsabilidade do Executivo regional
PSOEM

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, revelou que o Governo dos Açores “investiu até agora cerca de 20 mil euros” no recenseamento dos garajaus, uma ave marinha icónica do arquipélago. De acordo com este responsável, o valor foi aplicado essencialmente em despesas operacionais e de reequipamento dos Parques Naturais de Ilha, que considerou serem “parceiros centrais” no trabalho de recenseamento destas aves.

O governante falou à margem de uma acção de campo que decorreu na última semana no âmbito do Censo Anual de Garajaus, na ilha de São Jorge, onde existe uma colónia de garajaus. E recordou que, segundo investigadores, cerca de 50% dos garajaus-rosados nidificam nos Açores, onde existem mais de três dezenas de colónias da espécie, “altamente protegida por directivas europeias”, pelo que “os Açores devem ter um papel de guardião destas aves emblemáticas”.

Lembrou também que o recenseamento realizado em 2017 apurou que “a Região registou o maior aumento de garajaus em oito anos”. Foram contabilizados 4.048 casais reprodutores de garajau-comum em 124 colónias e 891 casais de garajau-rosado em 25 colónias. “Estes valores representam um aumento da população nidificante destas aves em relação a 2016, tendo-se contabilizado um aumento de cerca de 50% de casais reprodutores de garajau-comum e de 30% de casais de garajau-rosado”, referiu Gui Menezes.

Disse ainda que a monitorização de aves marinhas com estatuto de protecção regional, comunitária e internacional, como sucede com as espécies de garajaus, “constitui uma obrigação legal da Região no âmbito da Directiva Aves (Rede Natura 2000), da Directiva Quadro Estratégia Marinha, tendo ainda enquadramento na Convenção OSPAR”. Nos Açores realizam-se desde 1989 e, com uma periodicidade mais regular, desde 1993. Actualmente, têm um carácter anual em todas as ilhas, entre Maio e Junho,

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill