Ministros da China e da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, voltam a reunir-se a 11 e 12 de Outubro em Macau.

A conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa vai realizar-se nos dias 11 e 12 de Outubro, segundo anúncio do Governo de Macau.

A Conferência Ministerial do também designado Fórum Macau, irá  ter por base a iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota», estando o foco apontado ao desenvolvimento, «de modo a promover as relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa».

«Uma Faixa, uma Rota» é a versão simplificada de «Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI», o projecto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia e do mundo.

A próxima Conferência que será a quinta desde 2003, vai contar com a participação de delegações oficiais da China e de sete Países de Língua Portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

São Tomé e Príncipe, por manter relações diplomáticas com Taiwan em detrimento de Pequim, irá participar apenas como Observador.

Na Conferência deverá ser assinado, como tem sido prática, o Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial para o próximo biénio 2017-2019.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill