A Ocean Alive vai, este fim-de-semana, lançar mais uma campanha para limpar o Estuário do Sado. “Mariscar sem lixo” é o nome do evento que irá congregar quem quiser ajudar na iniciativa – voluntários com ou sem embarcações de recreio próprias.
Mariscar sem Lixo

A cooperativa Ocean Alive vai lançar, este Domingo, mais uma campanha de sensibilização e limpeza do Estuário do Sado, cujo mote é «Mariscar sem Lixo». O objectivo da campanha é, segundo a co-fundadora Raquel Gaspar, “eliminar um problema – o plástico nos oceanos”, sensibilizando a comunidade piscatória local para os maus hábitos de deixar os plásticos de sal no mar.

Ao contrário das campanhas anteriores, esta não conta apenas com voluntários que ajudam na limpeza, mas convida também pessoas com barcos de lazer, que possam ajudar nos transportes. Desta vez, pretende fazer a diferença na Ilha do Cambalhão e na Ilha do Cavalo, em Setúbal.

A campanha já conta com 35 voluntários e seis embarcações inscritas. A expectativa é que estes números aumentem entre hoje e Sábado. A organização estima que nesta 26ª edição os voluntários consigam limpar a totalidade da Ilha do Cambalhão e parte da Ilha do Cavalo, pois estão limitados pela maré e pela dimensão da zona.

A «Mariscar sem Lixo» tem suscitado uma grande adesão, tanto da parte dos voluntários como da parte dos pescadores. Até hoje já participaram nesta iniciativa, que começou em 2016, 1.628 voluntários que recolheram 27.140 quilos de lixo e 35.634 embalagens de sal.

Segundo Raquel Gaspar, este é um projecto que não necessita de um grande investimento financeiro, pois tenta sempre ter apoios, bem como apelar à participação de voluntários. “O resultado principal que conseguimos e que nem sempre é quantificável, é, sobretudo, a mudança de comportamentos”, afirma a co-fundadora da Ocean Alive. No entanto, esta iniciativa tem dois patrocínios – o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, que apoiaram, este ano, com 25 mil euros, cobrindo três grandes acções que a Ocean Alive realizou junto da comunidade piscatória. Tem também outros apoios com os quais conta para realizar as campanhas, tanto a nível de material como de gestão das actividades. E algumas receitas de campos de férias que organiza.

As iniciativas desta cooperativa têm sido alvo de prémios. A co-fundadora foi vencedora da edição deste ano de Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher, e o projecto do qual é mentora – “Guardiãs do Mar” – venceu o concurso FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, em 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill