Quatro projectos de alimentos à base de produtos marinhos chegaram à final da edição deste ano do concurso que premeia iniciativas relacionadas com a nutrição saudável
Blue Bio Value

Quatro entidades relacionadas com a economia do mar são finalistas da 8ª Edição do Food & Nutrition Awards (FNA): a Algaplus, com projectos de cultivo de algas autóctones, a WWF Mediterranean Foundation, com o projecto Fish Forward, o Instituto Superior de Agronomia (ISA), com o projecto Greencheese (produtos de queijaria de microalgas), e a Wedotech, com o projecto icansea (conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial).

A Algaplus e a WWF foram escolhidas na categoria de Sustentabilidade Alimentar e o ISA e a Wedotech na categoria de Investigação & Desenvolvimento. Os vencedores, entre 33 candidatos, serão conhecidos no próximo dia 16 de Outubro, em Lisboa, numa cerimónia de entrega de prémios enquadrada na Conferência «O Futuro da Alimentação: Sustentabilidade dos Sistemas num Mundo em Transformação».

No total, foram apreciadas 80 candidaturas pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) “e avaliadas por um júri constituído por personalidades de reconhecida idoneidade e credibilidade a nível académico, científico e empresarial”, refere a organização do evento. Os vencedores “vão passar a dispôr de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, em toda a cadeia de valor”, notam os organizadores.

Recorde-se que o Food & Nutrition Awards é “uma plataforma multi-sectorial e agente mobilizador para o sector agro-alimentar, que reúne especialistas nacionais e internacionais da área com o objetivo de mover a sociedade para a inovação no sector e aplicar estratégias e processos que fomentem a sustentabilidade alimentar e a erradicação da fome mundial”, segundo os organizadores.

O evento conta o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Economia, do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, tendo ainda a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a CAP Agricultores de Portugal, a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e o PortugalFoods como membros do Executive Board.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill