Aproveitando as iniciativas que decorrerão em Lisboa por ocasião do Dia Europeu do Mar, a empresa fará demonstrações da tecnologia inovadora para tratamento das águas de lastro e fará testes gratuitos nos navios que os solicitarem
InvaSave

Nos próximos dias 16 e 17 de Maio, em paralelo com as iniciativas do Dia Europeu do Mar, que será celebrado em Lisboa, a Eco-Oil irá realizar, no porto de Lisboa, demonstrações da tecnologia InvaSave, destinada a tratar águas de lastro dos navios, no âmbito do projecto Blue Ports. Segundo anunciado, a tecnologia ficará em Lisboa para utilização gratuita de 20 de Maio a 13 de Junho pelos navios que a requisitarem.

A tecnologia InvaSave é um equipamento compacto e inovador desenvolvido pela Damen e operado pela Eco-Oil. Está instalado autonomamente num contentor de 45 pés e procede a uma filtração fina, para remoção de organismos de maiores dimensões ou matéria em suspensão, e com recurso a duas baterias de lâmpadas de ultra-violetas, que através da radiação emitida mata os organismos presentes no fluxo já filtrado.

Não é uma tecnologia inédita, mas distingue-se por não recorrer a reagentes e ter filtros que removem organismos e resíduos arrastados no fluxo de aspiração das bombas de lastro dos navios até só existir água com micro-organismos sobre os quais se faz incidir a radiação ultra-violeta, que os mata e assim elimina o risco de uma contaminação biológica do meio receptor. Depois disso, descarrega-se essa água já filtrada e sem micro-organismos vivos.

Como referimos, a demonstração insere-se no projecto Blue Ports, de que a Eco-Oil é parceira. É um projecto financiado pela Comunidade Europeia através do Programa INTERREG, formado por um consórcio de 24 parceiros da zona Atlântica (franceses, portugueses, irlandeses, britânicos), incluindo autoridades portuárias, operadores de instalações portuárias, centros de investigação, empresas, entidades públicas e organizações internacionais, entre outras, e liderado pelo operador portuário CCI Brest (França). O consórcio tem por missão sensibilizar a comunidade Marítima para o tratamento dos efluentes provenientes de navios, com principal foco no tratamento de águas de lastro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill