Há sete anos, a UE instituía um dia dedicado ao mar e votava um relatório sobre política marítima integrada
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O dia 20 de Maio é o dia Europeu do Mar. A data foi instituída pela União Europeia em 2008, com o objectivo de celebrar as realizações dos oceanos e dos mares europeus.

O Dia Europeu do Mar é «uma ocasião para destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida quotidiana, não só das comunidades costeiras, mas de todos os cidadãos da UE, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego em geral na Europa», dizia a nota de imprensa da Comissão Europeia há sete anos.

Na ocasião, o Parlamento Europeu votou um relatório sobre política marítima integrada na UE, que sublinhava «a dimensão marítima excepcional que o extenso litoral, as ilhas e as regiões ultraperiféricas conferem à UE», dizia-se no comunicado.

O relatório abordava igualmente o potencial do mar para a inovação, investigação, ambiente e biodiversidade, e destacava o papel dos parceiros regionais e locais para o êxito marítimo europeu.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill