FAP, GNR, IRPA e agentes locais da Polícia Marítima dos Açores foram os parceiros contemplados com mais uma sessão de formação sobre este sistema de vigilância
Sardinha

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) realizou mais três acções de formação a parceiros no âmbito do processo de construção do novo Sistema Integrado de Vigilância, Fiscalização e Controlo das Actividades da Pesca (SIFICAP).

Os parceiros foram a Força Aérea Portuguesa (FAP) (sessão sobre controlo da pesca e SIFICAP), militares da GNR e, nos Açores, inspectores e técnicos da Inspecção Regional das Pescas dos Açores (IRPA) juntamente com agentes locais da Polícia Marítima.

O SIFICAP é um sistema que visa melhorar a defesa e conservação dos recursos haliêuticos (relativos à pesca) e foi criado em Portugal com o contributo da DGRM, Marinha, FAP, GNR, Inspecção Regional das Pescas dos Açores e Direcção Regional de Pesca da Madeira.

Conforme esclarece a DGRM, esta entidade “tem actualmente em curso um projecto de modernização do SIFICAP (projeto Oceano), iniciado em 2017, com o objectivo de construir uma nova versão da plataforma informática e, desta forma, responder melhor aos novos desafios que se aplicam ao controlo e inspecção”, acrescentando que “neste processo de modernização, destaca-se a implementação do ponto único de registo da actividade nacional de controlo e inspecção da pesca e das actividades conexas”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill