308 escalas e 578.492 passageiros, de 156 nacionalidades. Estes foram os números de 2015.
funchal

2015 foi um bom ano para o Porto de Cruzeiros do Funchal. Os números fizeram com que, como refere Alexandra Mendonça, presidente do Conselho de Administração dos Portos da Madeira (APRAM), reassumisse a liderança nacional, “com mais escalas e mais passageiros”. “Confirmámos, simultaneamente, a solidez desta rota do corredor atlântico, que tem vindo a crescer desde os anos noventa, muito graças à parceria estabelecida, desde essa altura, com os portos de Canárias.”

A presidente da APRAM dá outro valor como referência do crescimento do Porto. A “a marca “Cruise in the Atlantic Island” – Madeira, Canárias e agora, Cabo Verde – tem vindo a afirmar-se no mercado de cruzeiros e representou, só no ano passado, 2.832.492 passageiros e 1.515 escalas”. Feitas as contas o Porto do Funchal continua a ser um dos principais portos desta rota.

Para se ter uma noção da dimensão do negócio convém analisar os números (totais). E o facto é que, no ano passado, o Porto do Funchal recebeu 308 escalas e 578.492 passageiros, de 156 nacionalidades. Valores que representam um crescimento, face aos valores obtidos em 2014, de 9% nas escalas e de 22% no número de passageiros.

“No que respeita às nacionalidades, são os alemães e os ingleses”, revela Alexandra Mendonça. Tão ou mais importante do que o número de passageiros que desembarca em determinado destino é o impacto que esse mesmo desembarque (e, num sentido mais lato, o turismo de cruzeiros) tem na economia local. No caso do Funchal os números indicam um valor anual superior a 55 milhões de euros.

Em relação a este ano, e segundo Alexandra Mendonça, as perspectivas são animadoras, sendo que a estratégia do Porto “passa, essencialmente, pela consolidação dos resultados atingidos”. E os primeiros meses foram animadores. “O ano começou da melhor forma no Porto do Funchal, já que, no mês de Janeiro, tivemos 31 escalas, mais 11% do que no mesmo período de 2015, e 64.241 passageiros, mais 18%, em comparação com Janeiro do ano anterior”.

Questionada sobre novidades para este ano a presidente da APRAM realçou o registo de quatro escalas inaugurais: do “Le Lyrial”, a 12 de Abril; do “Sea Explorer I”, a 14 de Outubro; do “Koningsdam”, a 1 de Novembro; e do “Seven Seas Explorer”, a 22 de Novembro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill