No dia 2 de Fevereiro, o Oizimendi abasteceu o MV Ireland com 90 metros cúbicos de GNL
Coordinadora

O porto de Bilbau testemunhou recentemente o seu primeiro abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) de navio para navio, no que terá sido igualmente a primeira vez que tal operação se realizou no arco Atlântico e Mediterrânico, refere a autoridade portuária de Bilbau em comunicado.

O abastecimento – de 90 metros cúbicos – foi feito ao navio cimenteiro MV Ireland (de 110 metros de comprimento e opera numa linha regular entre Bilbau, Reino Unido e Irlanda), que já tinha sido o primeiro navio envolvido num abastecimento de combustível de um camião para um navio no porto de Bilbau, numa operação que demorou cinco horas, em Março de 2017, refere o World Maritime News.

O navio abastecedor foi o Oizimendi, agora convertido para barcaça e que é o primeiro do seu género em Espanha com dois tanques de 300 metros cúbicos de GNL a bordo. Pertence à Itsas Gas, uma companhia formada pela agência energética do Governo basco, a operadora de reboques Remolcadores Ibaizabal e a armadora Naviera Murueta.

Nota: a imagem foi retirada do site oficial da autoridade portuária de Bilbau



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill