O porto de Bilbau testemunhou recentemente o seu primeiro abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) de navio para navio, no que terá sido igualmente a primeira vez que tal operação se realizou no arco Atlântico e Mediterrânico, refere a autoridade portuária de Bilbau em comunicado.
O abastecimento – de 90 metros cúbicos – foi feito ao navio cimenteiro MV Ireland (de 110 metros de comprimento e opera numa linha regular entre Bilbau, Reino Unido e Irlanda), que já tinha sido o primeiro navio envolvido num abastecimento de combustível de um camião para um navio no porto de Bilbau, numa operação que demorou cinco horas, em Março de 2017, refere o World Maritime News.
O navio abastecedor foi o Oizimendi, agora convertido para barcaça e que é o primeiro do seu género em Espanha com dois tanques de 300 metros cúbicos de GNL a bordo. Pertence à Itsas Gas, uma companhia formada pela agência energética do Governo basco, a operadora de reboques Remolcadores Ibaizabal e a armadora Naviera Murueta.
Nota: a imagem foi retirada do site oficial da autoridade portuária de Bilbau
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística