António Silva Ribeiro, actual CEMA, Chefe do Estado Maior da Armada, deverá ser, como esperado, o próximo CEMGFA, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Nomeado pelo Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, sob proposta do Governo em concertação com o Conselho de Chefes de Estado, segundo informações do Governo, o nome do próximo CEMGFA já está decidido e recaiu, como esperado segundo a regra de rotação entre Armas, no actual CEMA, Almirante António Silva Ribeiro que obteve aprovação unânime também no mesmo Conselho de Chefes de Estado.

Tendo desempenhado múltiplas funções ao longo da sua carreira, entre as quais se destacam as de Superintendente do Material, Director-Geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado,  bem como ainda as de Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Coordenador da Área de Ensino de Estratégia do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do N.R.P. Almeida Carvalho e as de Director do Departamento de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares, António Silva Ribeiro é também Professor Catedrático Convidado no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com agregação em Estudos Estratégicos.

Possui ainda vasta obra publicada entre a qual se podem destacar os seguintes títulos: «Planeamento da Acção Estratégica aplicado ao Estado», «A consciência estratégica dos oceanos», «Os Serviços de Informações no Combate ao Terrorismo», «O Modelo Português de Planeamento Estratégico e de Forças, processo e deficiências», «Formulação da Estratégia Naval Portuguesa, modelo e processo», «Teoria Geral da Estratégia – o essencial ao processo estratégico», «Estratégia Naval Portuguesa, processo, contexto e conteúdo», «Uma visão estratégica do mar», «Segurança nacional e defesa nacional: algumas divergências entre a doutrina e a prática», «A corrida ao mar: os alertas», «Estudos marítimos: modelo e método» e «Processo Estratégico da Marinha», entre outros.



Um comentário em “Governo escolhe António Silva Ribeiro para próximo CEMGFA”

  1. Joaquim Silva Baptista diz:

    Ao indigitado cemgfa, Almirante Silva Ribeiro, sinceros votos para que nas novas funções, consiga trazer algo de diferente à continuidade do que se tem registado. Este mais do mesmo necessita de um proceder, de um novo projecto, de algo diferente. E, sabemos que, V. Exa, é a pessoa certa para o muito que se espera. Que Deus esteja sempre a seu lado, seja o estímulo que muitas vezes nos falta para sabermos dizer sim ou nao. Felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Curso MRV

    Março 1 - Março 2
  2. V Conferência de Engenharia Naval

    Março 1 @ 14:00 - Março 2 @ 18:00
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill