A Team Portugal ficou em último, enquanto a equipa Alinghi terminou em primeiro, e a SAP Extreme atingiu a velocidade recorde de 37,9 nós.
Extreme Sailing Series
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Após dois anos consecutivos na baía do Funchal, na Madeira, o circuito Extreme Sailing Series (ESS) passou por Cascais este fim-de-semana e, entre as sete equipas que participaram (incluindo a equipa convidada – Team Portugal), a equipa Alinghi foi a vencedora desta 4ª etapa, que liderou durante todo o circuito e teve um chefe de terra português, João Cabeçadas.

No entanto, a equipa que conseguiu, em 12 anos de história desta regata, bater o recorde de velocidade, foi a SAP Extreme, com o neozelandês Adam Minoprio ao leme – 37,9 nós (70,19 km/h), na 10º das 24 regatas do circuito em Cascais. O recorde que estava, até agora, nos 36 nós (66,7 km/h), estabelecido em 2016 na Austrália, pela equipa Red Bull Sailing Team, liderada por Roman Hagara.

A equipa portuguesa, que recebeu um Wild-card para participar, terminou em último lugar. Naquilo que apelidam de “curva de aprendizagem acentuada”, ao participar neste programa concebido para proporcionar aos jovens marinheiros locais a experiência numa regata do Stadium Racing, os marinheiros a bordo do Team Portugal foram verdadeiramente testados ao longo dos últimos quatro dias de corridas, pelo que o mentor, Luís Brito, repleto de “respeito pela tripulação”, referiu:”Hoje foi ainda mais difícil para nós do que nos dias anteriores, mas estamos muito satisfeitos com o projecto do Team Portugal e com a forma como fizemos a promoção”. “Esperamos voltar no próximo ano, para que a prova volte ao nosso país”, concluiu.

Recorde-se que restam três provas para terminar – em Cardiff (País de Gales), em San Diego (Estados Unidos) e em Los Cabos (México).

 

 

Classificação da 4ª etapa em Cascais

1º Alinghi- 12 pontos

2º SAP Extreme – 11 pontos

3º INEOS Rebels – 10 pontos

4º Oman Air – 9 pontos

5º Red Bull – 8 pontos

6º Team Mexico – 7 pontos

7º Team Portugal – 6 pontos

Classificação geral

1º Alinghi- 45 pontos

2º SAP Extreme – 44 pontos

3º Oman Air – 41 pontos

4º INEOS Rebels – 37 pontos

5º Red Bull – 33 pontos

6º Team Mexico – 27 pontos

7º NZ Extreme – 7 pontos

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill