Ontem à tarde liderava a Dongfeng Race Team, com 26 milhas de vantagem.
Volvo Ocean Race

A 9ª etapa da Volvo Ocan Race, que liga Newport, em Rhode Island, nos Estados Unidos, a Cardiff, no País de Gales, arrancou este Domingo e seguia ontem à tarde com a Dongfeng Race Team a liderar a frota com uma vantagem de 26 milhas. A primeira noite encarregou-se do nevoeiro. Liz Wardley, do Turn the Tide on Plastic, escrevia no tweeter ontem de manhã que “foi a primeira vez desde que saímos de Newport, que fomos capazes de ver mais de 50 metros através da neblina! Primeira noite louca, mas a assentar agora”.

“A triste notícia é que tivemos de ser os primeiros a virar para norte, pois apanhámos a mudança na direcção do vento com a baixa pressão”, escreveu a skipper Dee Caffari. “Por isso, agora navegamos com ventos mais fracos, avançando para o canto da zona de exclusão de gelo em Newfoundland. É uma etapa curta e não temos muito espaço para não estar no ritmo dos outros”.

O Brunel, que saiu de Newport à frente, já está um pouco atrasado numa etapa que consideram crucial. E entretanto, o líder da classificação geral, MAPRE, segue na frente das embarcações que ainda seguem para sudeste. “Estamos felizes por estar de volta à competição e até agora estamos a ir muito bem”, referiu Pablo Arrarte, do MAPFRE, ontem de manhã. “Em termos de velocidade, estamos bem, por isso temos que nos concentrar e não tomar decisões erradas”, referiu.

A nona etapa é uma travessia atlântica de 3.300 milhas náuticas e a terceira e última etapa com pontuação a dobrar. Os resultados nesta etapa vão ser, pois cruciais, para determinar a posição final geral nesta edição da Volvo Ocean Race. No entanto, a previsão para a etapa “é complexa, com vários sistemas meteorológicos em jogo, bem como a Corrente do Golfo para complicar. O ETA da etapa está no intervalo de oito a nove dias refere-se no comunicado oficial.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill