Inaugurado primeiro terminal da primeira fase do New Priok Port
Tanjung Priok

O presidente indonésio, Joko Widodo, presidiu recentemente à abertura do New Priok Container Terminal One (NPCT1), no New Priok Port, uma extensão do porto de Tanjung Priok, em Jacarta, o mais movimentado da Indonésia. O desenvolvimento do New Priok Port consiste em três fases, sendo que a primeira envolve a construção de três novos terminais de contentores e dois terminais para bens e poderá estar concluída em 2019.

Na ocasião, Joko Widodo apelou à empresa pública Pelindo II, responsável pelo desenvolvimento e exploração do New Priok Port para que acelerasse a execução do projecto, tendo em conta a sobrelotação de Tanjung Priok e a necessidade de aproximar as infra-estruturas portuárias indonésias de outras de importância mundial.

O presidente indonésio sugeriu mesmo que, no caso de dificuldades financeiras para fazer avançar o projecto, o operador público deveria procurar fazer uma parceria com o sector privado. A preocupação de Joko Wiidodo relaciona-se também com o facto de o novo porto constituir um importante contributo para o reforço da competitividade da Indonésia no comércio marítimo internacional.

O NPCT1, com um cais de 850 metros, acrescentará 1,5 milhões de TEU à actual capacidade anual existente de 7 milhões de TEU do porto de Tanjung Priok, que passará para 11,5 milhões de TEU quando todo o projecto estiver concluído. O novo terminal controla oito gruas Post Panamax capazes de mover 30 contentores por hora e tem um cais que pode receber navios com 16 metros de calado, permitindo acolher navios de 10 mil TEU provenientes da Europa e Ásia Oriental.

De acordo com os responsáveis pelo projecto, o tempo de permanência dos navios em Tanjung Priok, que é de 3.2 a 3.7 dias (face aos mais de 7 dias em 2014), poderá ser reduzido para dois dias, após a conclusão do projecto. Isso contribuirá igualmente para diminuir os custos de logística na Indonésia, que actualmente são 2,5 vezes superiores aos dos seus vizinhos na região.

Com este projecto, a longo prazo, a Indonésia espera substituir Singapura como principal hub para o transporte marítimo no Sudeste Asiático.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill