A divulgação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária e a cooperação luso-chinesa na sustentabilidade da economia azul são as principais razões do Governo para a deslocação à China de uma missão empresarial chefiada pela MInistra do Mar
Contentores

Uma comitiva de 39 empresas portuguesas da economia do mar vai deslocar-se à China, de 28 de Outubro a 4 de Novembro, numa missão chefiada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no âmbito da divulgação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, apresentada pelo Governo em Dezembro de 2016.

De acordo com o Ministério do Mar, a comitiva inclui representantes dos grandes portos nacionais e das principais indústrias portuguesas da economia do mar, que o Governo faz deslocar à China para que aproveitem as oportunidades de negócio proporcionadas pela Nova Rota da Seda Marítima, uma das actuais principais prioridades de política externa chinesa.

Na agenda poderão estar os novos projectos anunciados pelo Governo nesta área, como o novo Terminal de Contentores de Sines (Vasco da Gama), o novo Terminal Multimodal do Barreiro ou o novo terminal do Porto de Leixões.

Outro objectivo da missão “é a dinamização da cooperação entre Portugal e a China no âmbito da Economia Azul Sustentável”, refere o Ministério do Mar, estando prevista a assinatura de “um plano de acção colaborativo centrado na recuperação dos ecossistemas marinhos e combate ao lixo marinho, no cumprimento do protocolo estabelecido entre o Ministério do Mar e o Ministro responsável pela  State Oceanic Administration”, uma agência subordinada ao Ministério da Terra e dos Recursos da China e responsável pela supervisão e gestão da área marítima bem como pela protecção do ambiente costeiro, defesa dos direitos marítimos chineses e organização da pesquisa técnica e científica das águas territoriais do país.

“A deslocação contempla também a realização de 2 seminários de alto nível em Pequim e Xangai dedicados à criação de um quadro de cooperação portuária e empresarial entre Portugal e China no âmbito da Nova Rota da Seda Marítima”, refere o Ministério do Mar.

Nesse sentido, está prevista a realização de “duas sessões b2b em Pequim e Xangai, focadas na construção de oportunidades de negócio entre a comitiva empresarial portuguesa e as 86 empresas chinesas participantes, provenientes dos mais diversos sectores da economia do mar”, refere o Ministério do Mar, acrescentando que Ana Paula Vitorino deverá reunir-se com “os responsáveis máximos da administração do China Development Bank e do Bank of China.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill