Desde 1950, a pesca diminuiu, apesar de ter aumentado a área percorrida pelos pescadores “mar fora”.
DGRM

A captura diminuiu um terço por quilómetro percorrido mas a distância percorrida foi alargada. Desde 1950, a pesca industrial, motivada em grande parte por subsídios estatais, viu a sua área de actividade aumentada, de 60% para 90% dos oceanos do planeta, segundo um estudo levado a cabo por investigadores da iniciativa Sea Around Us, da Universidade de Western Australia e da Universidade de British Columbia.

Os investigadores, mapeando o crescimento e a difusão da pesca industrial desde 1950, concluíram que as capturas tendem a diminuir drasticamente, sendo que as 25 toneladas por 1.000 quilómetros percorridos no início dos anos 50 desceram para 7 toneladas por 1.000 quilómetros até 2014.

Há países mais responsáveis por este problema do que outros. Cerca de 60 milhões de toneladas ou 80% da pesca industrial global são representadas essencialmente por 20 países, entre os quais, Taiwan, Coreia do Sul, Espanha ou China, que subsidiam fortemente a pesca industrial no exterior das suas águas. Muita desta expansão da área explorada foi acentuada na costa e nas ilhas arquipelágicas, como no sul da Ásia, em África ou na América do Sul.

Se ainda há solução, Jessica Meeuwig, que lidera o Marine Futures Lab da UWA e é co-autora do estudo, admite: “Temos que aceitar que a pesca continuará a apoiar a humanidade no futuro, no entanto, temos de ajustar espaço e tempo de recuperação de mais de um século de pesca industrial ilimitada”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill