O canhão da Nazaré irá fazer história, este sábado, na Praia do Norte, com convidados portugueses, entre os demais surfistas do circuito, 20 ml espectadores esperados e um investimento de 800 mil euros
Canhão da Nazaré

O Nazaré Challenge, etapa do mundial de ondas grandes (Big Wave Tour) da World Surf League (WSL) está de volta, este Sábado, dia 10 de Fevereiro, na praia do mítico canhão da Nazaré, na Praia do Norte, com chamada (de dia único) pelas 7h00 da manhã. Os surfistas em destaque não poderão faltar – o sul-africano Grant Twiggy Baker, campeão mundial de 2016 e 2013, o havaiano Makuakai Rothman, campeão mundial em 2014, e o australiano Jamie Mitchell, vencedor do Nazaré Challenge em 2017. O prémio será de cerca de 81 mil euros (100 mil dólares).

Esperam-se ondas entre os 10 e 15 metros e os melhores 24 surfistas do mundo (20 permanentes) incluindo os quatro surfistas portugueses convidados pela organização da prova e pela WSL. São António Silva, que ficou em 6º lugar em 2016; Alex Botelho, que já ficou em 5º lugar nesta temporada, numa prova do circuito, no México; Hugo Vau, um dos surfistas que tem liderado a exploração das ondas na Praia do Norte; e Nicolau Von Rupp, um dos mais reconhecidos Big Wave riders a nível mundial.

“É uma alegria imensa o Nazaré Challenge estar de volta à Praia do Norte na Nazaré. Acredito que toda a comunidade do surf, e não apenas os surfistas que vão participar, estão muito emocionados. Para os surfistas portugueses, claro, é algo muito especial. Estando eu qualificado para o Mundial, poder competir em casa é ainda mais especial. As previsões indicam que o mar vai estar forte, como aliás é característico da Praia do Norte, pelo que vai ser espectacular ver os melhores do mundo a mostrar tudo o que valem. É uma bênção termos este evento em Portugal e acredito que vai ser uma grande alegria para todos podermos testemunhar este evento”, refere João de Macedo, o único português que compete no circuito das grandes ondas e fará parte do campeonato. Recorde-se que, em 2016, o surfista de Sintra ficou em 3º lugar.

“Para mim, enquanto presidente do Município da Nazaré, a aposta de um evento da WSL sempre foi um objectivo claro e concretizámos esse sonho em Dezembro de 2016. O que espero este ano é o reforço dessa aposta na certeza de que a Nazaré e a Praia do Norte mais uma vez demonstrarão a sua consistência e liderança enquanto surf spot, por essa via também reforçando a relação umbilical que a Nazaré também já detém com a própria WSL e que se manterá, seguramente, por muitos anos” afirmou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré.

A praia do Norte, tal como o ano passado, aguarda aproximadamente 20 mil pessoas para assistir a este grande campeonato, cujo investimento é de 800 mil euros. O Big Wave Tour, tem o hemisfério sul que vai de Fevereiro a Outubro, e o hemisfério norte, que vai de Outubro a Fevereiro. No hemisfério Norte temos Nazaré Challenge, Pe-hahi challenge (Havai) e Mavericks (California), ficado assim apenas a faltar o Mavericks, no Big Wave Tour 2017. O Pe-hahi challenge já tem circuito feminino a competir, no Nazaré Challenge essa é também uma possibilidade no futuro.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill