A Declaração ASEAN sobre Turismo de Cruzeiro finalmente vingou e visa criar condições para que os cruzeiros possam melhorar no Sudeste Asiático.
ASEAN

A Declaração ASEAN sobre Turismo de Cruzeiro foi finalmente aprovada, no recente Fórum de Turismo da ASEAN 2018. Com o objectivo de tornar o Sudeste Asiático num destino de cruzeiro (planos que Singapura já tinha em 2017) os países acordaram agora num compromisso.

Clarificar as políticas e regulamentos de cruzeiro e promover a eficiência nos processos administrativos, bem como agilizar a infra-estrutura portuária, que se espera conseguir através do aumento de turismo na área, são essenciais e foi isso que a declaração conjunta procura alcançar.

A ASEAN acredita num verdadeiro processo de evolução na região, que reconhecem como tendo potencial para gerar um crescimento para 4,5 milhões de passageiros de cruzeiro no Sudeste Asiático até 2035 – 10 vezes mais do que em 2016.

Singapura tem muito a ganhar com o aumento dos negócios de cruzeiros. Com uma forte reputação neste turismo, acolhendo o principal porto de cruzeiros da região, devido à sua localização estratégica, infra-estrutura moderna e elevado crescimento, o país recebeu 411 navios de cruzeiro em 2016, com um recorde de 1,2 milhões de passageiros.

Um estudo recente do Singapore Tourism Board concluiu que o sector de cruzeiros contribuiu com 432 milhões de euros para a economia de Singapura em 2016, um aumento de cerca de 36% em relação a 2010.

Recorde-se que a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada a 8 de agosto de 1967. Os Estados membros são Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, RDP Lao, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnam.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill