O Oceanário e a Fundação Oceano Azul premiaram três iniciativas sobre rias e tubarões entre 23 candidaturas

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul atribuíram 100 mil euros aos três melhores projectos para conservação de raias e tubarões, no âmbito da primeira edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos, dedicada ao tema «Raias e Tubarões. Da escuridão para a luz da ciência».

Os três projectos vencedores foram eleitos entre 23 candidatos e “abordam diferentes temáticas, desde habitats e ecossistemas, tecnologia ao serviço da conservação e o envolvimento da sociedade”, tendo no seu conjunto “impacto significativo na evolução da competência e capacidade de proteger as raias e tubarões”, refere o Oceanário em comunicado.

O júri integrou as seguintes personalidades: Sarah Fowler, Founding Trustee da Shark Trust, ex. Co-Chair do Shark Specialist Group da IUCN’s Species Survival Commission, Investigadora principal da Save our Seas Foundation; Paul Cox, Director do Shark Trust; e Simon Pierce, Co-fundador e investigador principal da Marine Megafauna Foudation e também membro do Shark Specialist Group do IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Em baixo segue a listados projectos vencedores:

«IslandShark – Oceanic islands as Essential Habitat for Sharks» (Universidade dos Açores/ OMA – Observatório do Mar dos Açores)

«FindRayShark – Applying innovative technologies to the conservation of rays and sharks» (MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

«Shark Attract – Sharks and rays conservation by enhancing awareness within fishermen communities and society» (MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill