Os dois países desenvolveram uma estratégia para terminar com a pesca ilícita e até já realizaram operações conjunta nesse sentido
Sea Around Us

A Austrália e a Indonésia estão a desenvolver uma estratégia para erradicar a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada. A estratégia foi desenvolvida no âmbito do seminário «Habilitar a aplicação da lei no mar através do uso aprimorado de monitoramento dados e de vigilância», que se realizou no dia 20 de Outubro, organizado pelo Ministério dos Assuntos Marítimos e Pescas da Indonésia e a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO, na sigla em inglês), uma organização australiana de pesquisa científica.

Segundo o Antara News, o principal objectivo dos dois países é detectar a captura e descarga de peixes no mar, bem como os movimentos dos navios envolvidos em pesca ilegal e recorda que a CSIRO desenvolveu recentemente um sistema de notificação que alerta as autoridades quando os navios envolvidos em operações ilegais chegam ao porto. Além disso, em 2015, ambos os países já tinham executado uma operação conjunta bem-sucedida de captura da pesca ilegal.

De acordo com Aryo Hanggono, perito em assuntos marinhos do Governo indonésio, o seu país é o terceiro do mundo que mais pesca, e realiza grandes volumes de exportações para os países asiáticos e os Estados Unidos. No entanto, em 2006 sofreu perdas de aproximadamente 1,7 mil milhões de euros por ter praticado pesca ilegal – pescou 1,5 vezes mais do que a captura legal.

A pesca ilegal é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, depois do tráfico de armas e do tráfico de drogas. Estima-se que existam 26 milhões de toneladas anuais de peixe ilegal, no valor de aproximadamente 19 mil milhões de euros e que um terço do peixe no mercado americano e australiano seja ilegal, segundo o The Maritime Executive.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill