Karmenu Vella vai defender posições da UE contra o tráfico de espécies selvagens
Karmenu Vella

O comissário Karmenu Vella, responsável pelas políticas de Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas da União Europeia (UE), representa a UE na 17ª Conferência das Partes na Convenção das Nações Unidas sobre o Comércio das Espécies Ameaçadas de Extinção (CITES CoP17), que decorre de 24 de Setembro a 5 de Outubro, em Joanesburgo, na África do Sul.

A UE participa pela primeira vez como membro de pleno direito na CITES CoP17, a que aderiu em 2015, e com o objectivo de, segundo afirma a Comissão Europeia (CE), “promover a adopção de medidas internacionais mais rigorosas contra o tráfico de espécies selvagens”, em consonância com o seu plano de acção “contra o tráfico de espécies selvagens”, aprovado no início deste ano.

O encontro reúne representantes de 182 países mais a UE num fórum que serve para as partes avaliarem a aplicação da Convenção CITES, “que abrange mais de 35.000 plantas e animais, assegurando a legalidade e sustentabilidade continuadas do comércio, e adoptarem novas medidas vinculativas de proteção das espécies selvagens”, esclarece a CE.

De acordo com a CE, “a UE propõe abordar o tráfico de espécies selvagens e a corrupção a ele associada”, bem como “definir normas internacionais sobre o comércio de troféus de caça, garantindo que este só pode realizar-se se for legal e sustentável”. Karmenu Vella procurará também “incluir outras espécies marinhas (tubarões), madeira (palissandro) e animais de companhia exóticos (répteis) na CITES, ou melhorar a sua protecção no âmbito desta (papagaios e mamíferos), uma vez que estas espécies são objeto de um comércio internacional ilegal ou insustentável”, nota a CE.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill