A fabricante de tecnologia Wärtsilä, finlandesa, adquiriu a Transas, uma empresa de soluções digitais baseada no Reino Unido, por 210 milhões de euros, adiantou a Safety4Sea, numa transacção que deverá estar concluída no segundo trimestre deste ano.
De acordo com o jornal, a aquisição constitui mais um passo no projecto da Wärtsilä de expandir a sua visão de Ecossistemas Marítimos Inteligentes, segundo a qual os navios inteligentes interagem com portos inteligentes com o propósito múltiplo de melhorar a utilização dos seus recursos e a sua eficiência operacional, reduzir o impacto ambiental e promover a segurança.
Desta forma, refere a Transas em comunicado, a empresa finlandesa, por via da integração de dados, de mais conectividade e tecnologia baseada na nuvem, pretende ultrapassar ineficiências no transporte marítimo resultantes do excesso de capacidade instalada, consumo de combustível em excesso e tempos de espera em porto.
A Transas tem cerca de mil colaboradores e 22 escritórios em todo o mundo, no âmbito de uma rede de distribuição presente em 120 países.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística