Relatório do IMB regista tendência para actos de pirataria a pequenos petroleiros no Susets

Em 22 de Julho último, a Câmara Internacional de Comércio (ICC – International Chamber of Commerce), através do International Maritime Bureau (IMB), publicou um relatório no qual destaca a tendência para a ocorrência de actos de pirataria marítima sobre pequenos petroleiros no Sudeste Asiático, a um ritmo de um incidente a cada duas semanas.

De acordo com o relatório, cinco pequenos petroleiros foram alvo de pirataria naquela zona do globo no segundo trimestre deste ano, elevando para 13 o número de navios semelhantes que foram assaltados. Ali se refere também que no primeiro semestre de 2015 foram relatados 134 incidentes de pirataria e assalto à mão armada contra navios ao Centro de Registo de Pirataria do IMB, mais 116 do que no período homólogo de 2014.

O documento informa ainda que os agressores terão conseguido abordar 106 navios, sequestrar 13 deles e efectuar 15 ataques em todo o mundo. Desde Janeiro, 250 tripulantes foram feitos reféns, 14 assaltados, 10 raptados, nove feridos e um morto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill