Contentores

O transporte de contentores nas rotas entre Extremo Oriente e Europa e entre Extremo Oriente e América do Norte registou alguma recuperação em 2016, revela o World Maritime News com base em dados da Alphaliner.

Em 2016, o comércio por contentores entre a Europa e o Extremo Oriente atingiu os 15,08 milhões de TEU, mais 1,2% do que no ano anterior, e segue-se a uma contracção de 3,1% verificada em 2015, então causada por uma diminuição da procura do mercado russo.

Para a recuperação do último ano contribuiu um transporte mais regular de contentores para a Rússia, o qual acelerou a diminuição desse transporte para o norte da Europa. Apesar do crescimento, o transporte de contentores entre o Extremo Oriente e a Europa permanece abaixo do pico de 2014, tal como o volume de contentores relativos ao comércio com a Rússia, segundo a Alphaliner.

Já o comércio entre o Extremo Oriente e a América do Norte cresceu 4,3% e atingiu um recorde de 14,21 milhões de TEU em 2016, refere o jornal, assinalando que é o sétimo ano consecutivo de crescimento nos contentores nas rotas Transpacífico.

Um crescimento que foi semelhante na Costa Leste (3,3%) e na Costa Oeste (3,4%), sem que a abertura do novo Canal do Panamá tenha provocado alterações significativas na partilha de carga entre as duas costas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill