O Grupo TMB, concessionário do Terminal Multiusos do Beato desde 2000, contratou a representação do armador holandês NMT Shipping, considerado líder em carga rolante e transportador de mercadoria por via marítima. Questionado pelo nosso jornal sobre o valor do negócio, o Grupo TMB considerou “prematuro atribuir um valor a esta representação”.
O Grupo TMB refere igualmente que esta parceria com a NMT “vem munir o grupo português com mais uma representação reconhecida pelo serviço de excelência em Ro-Ro e carga de projecto, reforçando a sua posição no mercado nacional de importação e exportação de cargas rolantes”, acrescentando que “a equipa de carga rolante do Grupo TMB rapidamente abraçou o projecto NMT e integrou o serviço nas suas escalas em Portugal”.
Considerando o mercado português o Grupo TMB estima que “as ligações a África, ao Médio Oriente e à América do Sul sejam as mais apetecíveis”. Embora não tenha sido acordado um prazo de validade do contrato, o mesmo já está em execução e o Grupo TMB já oferece cotações da NMT.
Fundada em 1999, a NMT disponibiliza tráfegos em navios próprios para os principais portos mundiais e mantém acordos locais com operadores de feeders que asseguram serviços para destinos menos frequentes, cobrindo mais de 50 países.
Conforme informa o Grupo TMB, a NMT tem reforçado a sua presença nos mercados de África, América do Sul, Médio Oriente e Extremo Oriente, “com o transporte marítimo de veículos ligeiros e pesados, semi-reboques e unidades de auto-propulsão”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística