O movimento de contentores cresceu no terminal portuário da Yilport de Oslo face a 2017, atingindo 238 mil TEU
Yilport

Em 2018, o maior terminal portuário para contentores da Noruega, no porto de Oslo, explorado pela Yilport, movimentou 238 mil TEU, mais 14% do que no ano anterior, refere o Safety4Sea. Segundo a publicação, este acréscimo resulta essencialmente do transporte marítimo de carga proveniente da Europa que até agora tem chegado à Noruega por camião.

Responsáveis do porto de Oslo, referidos pela publicação, admitem que este fluxo altera a dinâmica da cadeia de abastecimento e expande os prazos operacionais, de forma a competir com o transporte rodoviário de mercadorias. Nesse sentido, em Abril de 2018, as empresas de transporte marítimo Viasea e Containerships iniciaram um novo serviço semanal entre Klapeida na Lituânia, e Oslo, via Gdynia, na Polónia. E a polaca Bama Logistics, a partir de 2017, passou a transportar por via marítima frutas e vegetais que até aí transportava por via rodoviária.

Além do acréscimo de movimento de contentores, a Yilport também parece empenhada em tornar o seu terminal de Oslo num terminal com zero emissões, como o demonstra o uso de gruas de zero emissões. Paralelamente, a empresa prepara a aquisição de tractores e empilhadores eléctricos para o terminal, refere a mesma publicação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill