O terminal de cruzeiros de Leixões foi nomeado para «Edifício do Ano 2017» na categoria de Melhor Edifício Público no âmbito de mais uma edição dos Prémios ArchDaily, um dos principais sites mundiais de arquitectura.
O prémio é atribuído há oito anos consecutivos e distingue os melhores projectos arquitectónicos do mundo, com base numa “rede imparcial de jurados – o público”, segundo fonte próxima do porto de Leixões.
Até 30 de Janeiro, três mil edifícios previamente escolhidos e em 16 categorias, estarão sujeitos a uma votação, para depois, entre 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro, os cinco mais votados de cada categoria serem sujeitos a nova votação, cujo resultado será conhecido no dia 7 de Fevereiro.
Até hoje, o terminal de cruzeiros de Leixões já foi considerado «Melhor Porto do Ano» pela Seatrade Awards 2015, a distinção da ‘AZAwards’, a competição canadiana que todos os anos elege os melhores projectos contemporâneos de arquitectura e design, e «Melhor Projecto Público» pela Revista Construir.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística