3ª fase do projecto contempla obras estruturais e meios de apoio à navegação
Via Navegável do Douro

O financiamento a que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) candidata hoje a 3ª fase do projecto Douro’s Inland Waterway no âmbito do programa Connecting Europe Facility for Transport, e de que o nosso jornal deu conta, é de 59 milhões de euros.

Segundo informa a APDL, a verba destina-se a grandes obras estruturais, como “a correcção do Canal Navegável do rio Douro nos troços de Cotas-Valeira e Saião-Pocinho, num total de cerca de 24 quilómetros” (33,8 milhões de euros) e “a reabilitação das cinco eclusas” (21,6 milhões de euros).

Esta fase “contempla ainda a instalação de ajudas e apoio à navegação”, orçadas em 3 milhões de euros, e “que se traduz na instalação de sinalização com características compatíveis para os caudais do Douro, aumentando a fiabilidade de segurança do utilizador” e dotando a Via Navegável do Douro (VND) “de equipamentos de segurança”.

Recorde-se que a 2ª fase deste projecto, orçada em 13 milhões de euros, está em curso através dos projectos Safer and Sustainable Acessibility e o River Information Services (RIS).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill