A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. assinou um contrato com a empresa pública venezuelana Bolivariana de Puertos (Bolipuertos) S.A., mediante o qual obteve a concessão do Terminal Especializado de Contentores do Porto De La Guaira, na Venezuela.
Segundo informa a empresa portuguesa, o acordo é válido por 20 anos e implica um investimento da Teixeira Duarte de 40 milhões de dólares (cerca de 27,7 milhões de euros) naquele terminal, destinado à “comercialização, conservação, operação, administração, construção e aproveitamento” daquela infra-estrutura.
De acordo com a Teixeira Duarte, o terminal tem capacidade para movimentar mil TEUS/ano, dispõe de uma área de 17 hectares, 693 metros de cais acostável e fundos a -15,2m. Além disso, está dotado de “equipamentos de operação portuária de última geração – 6 pórticos de cais, 15 pórticos de parque, 2 reach-stackers e 6 empilhadores frontais”.
O acordo, denominado «Aliança Estratégica para Operação e Gestão Portuária do Terminal Especializado de Contentores do Porto De La Guaira», foi assinado dia 17 de Janeiro, no âmbito do «Acordo Complementar ao Acordo Marco de Cooperação entre a República Bolivariana de Venezuela e a República Portuguesa», subscrito em 6 de Agosto de 2008, no quadro da cooperação económica e energética entre os dois países.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística