Empresa investirá 27,7 milhões de euros no terminal de La Guaira
TEIXEIRA DUARTE

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. assinou um contrato com a empresa pública venezuelana Bolivariana de Puertos (Bolipuertos) S.A., mediante o qual obteve a concessão do Terminal Especializado de Contentores do Porto De La Guaira, na Venezuela.

Segundo informa a empresa portuguesa, o acordo é válido por 20 anos e implica um investimento da Teixeira Duarte de 40 milhões de dólares (cerca de 27,7 milhões de euros) naquele terminal, destinado à “comercialização, conservação, operação, administração, construção e aproveitamento” daquela infra-estrutura.

De acordo com a Teixeira Duarte, o terminal tem capacidade para movimentar mil TEUS/ano, dispõe de uma área de 17 hectares, 693 metros de cais acostável e fundos a -15,2m. Além disso, está dotado de “equipamentos de operação portuária de última geração – 6 pórticos de cais, 15 pórticos de parque, 2 reach-stackers e 6 empilhadores frontais”.

O acordo, denominado «Aliança Estratégica para Operação e Gestão Portuária do Terminal Especializado de Contentores do Porto De La Guaira», foi assinado dia 17 de Janeiro, no âmbito do «Acordo Complementar ao Acordo Marco de Cooperação entre a República Bolivariana de Venezuela e a República Portuguesa», subscrito em 6 de Agosto de 2008, no quadro da cooperação económica e energética entre os dois países.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill