A infra-estrutura ocupará 7 mil metros quadrados, entre a conserveira Freitas do Mar e a Ria Formosa, numa área concessionada por 35 anos.
Porto de Kiel

A Sun Concept, empresa de construção naval especializada em embarcações electro solares, vai construir um estaleiro totalmente enquadrado no meio-ambiente numa área adjacente ao porto de pesca de Olhão destinada à construção de estaleiros navais. O custo da infra-estrutura rondará um milhão de euros, apurou o nosso jornal junto de fonte da empresa.

Segundo apurámos, este eco-estaleiro, cujo projecto de arquitetcura foi atribuído à Neoplano, ocupará 7 mil metros quadrados, entre a conserveira Freitas do Mar e a Ria Formosa. Para o efeito a Docapesca concessionou a área por 35 anos. As novas instalações serão integralmente autónomas em matéria energética, deverão produzir tanta ou mais energia do que aquela que consomem e utilizar materiais reciclados.

“As novas instalações serão sustentáveis, não só do ponto de vista energético, mas também ao nível do aproveitamento de águas e da climatização, entre outros, sendo que tudo será estudado, de forma a que possa ser um exemplo de sustentabilidade industrial”, refere Manuel Costa Braz, CEO da Sun Concept. Um exemplo traduzido em escritórios com cobertura em jardim para obter temperaturas constantes, zonas exteriores de parqueamento automóvel com cobertura feita por painéis solares, com a dupla função de gerar sombra e produzir energia, e a maior parte da enorme superfície coberta da nave industrial cobertos a painéis solares, refere a empresa.

“A zona central da nave terá grandes áreas translúcidas, que permitirão o aproveitamento máximo da luz solar, para que se utilize o menos possível a iluminação artificial no interior”, refere a empresa, acrescentando que “serão também criadas zonas de movimentação de ar, de forma a que o ar no interior das instalações seja sempre de qualidade superior”. Além disso, “as estufas internas a criar serão alimentadas pelo calor criado pelos próprios painéis, seja através de bombas de calor que funcionam com a electricidade verde produzida, seja pela própria produção de água quente para o aquecimento destas estufas, o aquecimento central das instalações e de águas sanitárias”, dia ainda a Sun Concept.

“Será ainda criado um aproveitamento de águas residuais para regar a cobertura das instalações e das áreas verdes que criaremos no exterior para amenizar as vistas e o clima circundante”, acrescenta o CEO da Sun Concept. “Os candeeiros de iluminação exterior do recinto serão alimentados à noite pela energia acumulada durante o dia e há a intenção de revestir o pavimento exterior com matérias recicladas”, refere a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill