Centro de Negócios da ZILS vai receber estação do primeiro cabo submarino de fibra óptica directo entre a Europa e a América Latina
AICEP Global Parques

O primeiro cabo submarino de fibra óptica directo entre a Europa e a América Latina deve começar a ser instalado entre o final deste ano e o início de 2018 e terá uma estação da estrutura em Sines, no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística, gerido pela AICEP Global Parques, referiu ontem a agência Lusa.

Trata-se de um projecto da empresa hispano-brasileira Ellalink, representando um investimento de cerca de 170 milhões de euros numa ligação com mais de 10 mil quilómetros e um prazo de execução de 24 meses. Em comunicado da AICEP Global Parques refere-se que o cabo ligará Sines a Fortaleza, no Brasil e, posteriormente, “numa segunda fase, Fortaleza a São Paulo”, devendo estar operacional em 2019.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que esteve presente ontem na assinatura do contrato entre a AICEP Global Parques e a Ellalink, considerou este investimento “muito importante”, e que é um investimento estrangeiro para Portugal, “mas que reforça o papel de Sines na ligação não apenas marítima e logística, mas também na área das telecomunicações e das comunicações”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill