O primeiro cabo submarino de fibra óptica directo entre a Europa e a América Latina deve começar a ser instalado entre o final deste ano e o início de 2018 e terá uma estação da estrutura em Sines, no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística, gerido pela AICEP Global Parques, referiu ontem a agência Lusa.
Trata-se de um projecto da empresa hispano-brasileira Ellalink, representando um investimento de cerca de 170 milhões de euros numa ligação com mais de 10 mil quilómetros e um prazo de execução de 24 meses. Em comunicado da AICEP Global Parques refere-se que o cabo ligará Sines a Fortaleza, no Brasil e, posteriormente, “numa segunda fase, Fortaleza a São Paulo”, devendo estar operacional em 2019.
Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que esteve presente ontem na assinatura do contrato entre a AICEP Global Parques e a Ellalink, considerou este investimento “muito importante”, e que é um investimento estrangeiro para Portugal, “mas que reforça o papel de Sines na ligação não apenas marítima e logística, mas também na área das telecomunicações e das comunicações”.
- Desempenho, Inovação e Sustentabilidade dos Portos
- A necessidade de inverter a estagnação do Sector Portuário nacional
- A Boa Ambição da Estratégia «Portos 5+»
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa












