A Siemens vai fornecer sistemas eléctricos e de automação, bem como soluções de engenharia, para 32 gruas empilhadoras sobre carris de tipo automated rail-mounted gantry cranes (ARMGs), e sistemas eléctricos para 12 gruas ship-to-shore (STS) accionadas por controlo remoto, a instalar no futuro terminal de contentores MedPort Tangier, no complexo portuário Tanger Med 2, em Marrocos.
A encomenda foi feita pela empresa chinesa Zhenhua Port Machinery Company (ZPMC), responsável pelo fornecimento daquelas gruas até ao final deste ano à holandesa APM Terminals, que vai operar o novo terminal. As gruas ARMG serão instaladas em 16 blocos inteligentes.
O novo terminal de águas profundas para o qual se destinam estes sistemas e as soluções de engenharia da Siemens foi adjudicado pela APM Terminals às empresas Aswebo, Aannemingen Van Wellen, Franki Construct e Cosimco, todas do conglomerado belga Willemen Groep, segundo referem vários meios de comunicação.
A nova infra-estrutura, que representa um investimento de 758 milhões de euros, segundo vária imprensa internacional, deverá abrir portas em 2019, com um cais de 1.200 a 2 mil metros, e será o primeiro terminal de transbordo de contentores automatizado de África capaz de receber os grandes porta-contentores ULCS (ultra large container ships) com capacidade para 20 mil TEU.
Depois de entrar em funcionamento, contribuirá para aumentar a capacidade de movimentação de carga do complexo portuário de TangerMed para mais de 9 milhões de TEU.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo