A Siemens estabeleceu recentemente dois contratos para o fornecimento de uma caixa de velocidades destinada a um barco de pesca (com a MAN) e para equipar um navio de cruzeiro da Saga Cruises com um sistema de propulsão de nova geração.
O contrato com a MAN visa fornecer uma caixa de duas velocidades Flender a um moderno pesqueiro equipado com um motor MAN de 6.000 kW. Com este mecanismo, o navio poderá utilizar qualquer uma das velocidades para gerar energia a bordo enquanto o motor estiver em funcionamento.
De acordo com a Siemens, diferentes ratios numa única caixa de velocidades permitem diferentes velocidades de rotação e níveis de transmissão de energia, tornando-a interessante para navios que usem um modo de propulsão alternativo, como sistema redundante ou de emergência. A empresa considera que esta solução gera um reduzido volume de emissões, é segura e tem baixos custos operacionais e de manutenção.
A Siemens também recebeu uma encomenda para equipar o primeiro navio de cruzeiros construído para a Saga Cruises sob contrato com a Meyer Wreft. O contrato inclui o fornecimento de um sistema de propulsão SISHIP eSiPOD, bem como de uma central de energia e distribuição. Inclui igualmente uma opção para equipar um navio adicional, previsto para entregar em 2021.
Segundo a empresa, a grande vantagem deste sistema é a elevada eficiência que resulta da combinação de um design compacto e de hidrodinâmica optimizada com um motor sempre síncrono (com uma velocidade exactamente proporcional à frequência da corrente eléctrica).
O novo navio deverá ser entregue no Verão de 2019 e terá 219 metros de comprimento, 31,2 metros de largura, uma tonelagem bruta de 56.850 toneladas e uma capacidade para 999 passageiros.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística