Gazprom

A Shell e a Gazprom assinaram um Memorando de Entendimento que prevê a possibilidade de construírem uma fábrica para liquefacção de gás no porto russo de Ust-Luga, na região de Leninegrado, junto ao Mar Báltico, no âmbito do projecto Baltic LNG, informou a Gazprom.

A fábrica terá uma capacidade de produção anual de 10 milhões de toneladas, com hipótese de ampliação para 15 milhões, de acordo com a Gazprom. Meios de comunicação, porém, adiantam a possibilidade de uma ampliação da capacidade produtiva para 20 milhões de toneladas/ano.

Em primeiro lugar, o projecto será orientado para o mercado europeu, mas não está excluído o mercado latino-americano. Servirá a região de Kaliningrado e para o reabastecimento de navios, bem como para alguns destinos no Báltico.

A Gazprom refere no seu site que o comissionamento da unidade deverá ocorrer no final de 2018 e notícias vindas a público referem que poderá entrar ao serviço em 2021. Neste momento, refere a Gazprom, o Baltic LNG está a ser preparado para se proceder à fase de investimento.

Notícias com base na Reuters dão conta de que a Shell poderá vir a deter 25% a 35% do projecto, o qual representará um custo de cerca de 8,8 milhões de euros. Nesta fase, a Gazprom procura atrair investidores (empresas industriais, potenciais compradores relevantes e investidores institucionais) visando adquirir uma participação até 49% e angariar fundos para o Baltic LNG, refere a companhia no seu site oficial.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill