Projectos para o Árctico é que não faltam à Rússia, que pretende fazer desta uma rota cada vez mais possível no comércio marítimo internacional.
Rota do Árctico

No âmbito de uma reunião, Vladimir Putin abordou a questão do desenvolvimento e construção do complexo de construção naval Zvezda, localizado na Rota do Mar do Norte (ou Rota do Árctico), segundo o Green4Sea. Uma rota que se está a tornar prioridade máxima para a Rússia, de forma a permitir o transporte de gás natural liquefeito (GNL), bem como o transporte de navios de contentores entre a Ásia e a Europa, reduzindo para metade o tempo de viagem.

Segundo a Global Research, uma organização de investigação e média sediada no Canadá, a Federação Russa, sob supervisão directa do Presidente Putin, está a construir infra-estruturas para criar uma alternativa ao Canal de Suez. Além disso, estes progressos estão a abrir caminho a novos recursos não desenvolvidos até agora, incluindo o petróleo, o gás, diamantes e outros minerais ao longo da Zona Económica Exclusiva Russa, em direcção ao seu litoral da Sibéria, mais ao norte.

Os portos russos ao longo da Rota do Árctico precisam de modernização e serviços que possam servir de refúgio e salvamento, bem como de manuseio de carga e instalações de passageiros e tripulações. Também neste sentido, o Presidente russo convida outras empresas a cooperarem com a Rosneft, empresa petrolífera, que já encomendou a construção de quatro navios de apoio para navegação no gelo, que são cruciais para a indústria russa do transporte marítimo.

É de relembrar que tudo isto pode ser possível devido ao artigo 234º da Convenção das Nações Unidas que refere que os estados costeiros têm o direito de adoptar leis para a prevenção da poluição marinha nas zonas de gelo. Este direito exclusivo dá a Rússia a capacidade de aumentar as rotas e estabelecer ferramentas para as mesmas, fortalecendo as companhias marítimas locais e criando oportunidades adicionais para actualizar a sua frota. Um deles, o direito exclusivo que o Presidente mencionou na reunião: o direito exclusivo de navios de bandeira russa transportarem e armazenarem hidrocarbonetos na Rota do Árctico.

Também o YAMAL LNG, que está a ser construído na Rota do Mar do Norte, é um exemplo de um projecto integrado que engloba produção de gás natural, liquefacção e transporte. Consiste na construção de uma fábrica para gás natural liquefeito (GNL) com uma capacidade de produção de cerca de 16,5 milhões de toneladas por ano, utilizando o South Tambey Field (um campo natural de gás) como base de recursos. Este projecto, segundo várias fontes, implica um investimento estimado em cerca de 22 mil milhões de euros.

Entre outras amplas infra-estruturas de transporte que estão a ser construídas no âmbito do projecto, inclui-se também um porto marítimo e o Sabetta International Airport.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill