A Rolls-Royce e a Finferries fizeram uma demonstração do primeiro ferry autónomo do mundo, no arquipélago de Turku, na Finlândia, segundo vários meios de comunicação social.
A primeira viagem do ferry de carros Falco, entre Parainen and Nauvo, realizou-se com uma combinação de tecnologias inteligentes da Rolls-Royce, mas a viagem de regresso já foi totalmente realizada com controlo remoto. Com 80 convidados VIP a bordo, o navio foi capaz de demonstrar inclusivamente atracagem automática.
O Falco, de 53,8 metros, equipado com uma gama de sensores que lhe permitem construir uma imagem detalhada do navio em tempo real e com um nível de precisão superior ao do olho humano, tem sempre, no entanto, uma pessoa em terra a monitorizar as operações e que pode assumir o controlo da embarcação, se necessário.
Realizados vários testes de operação autónomos no arquipélago de Turku, a Rolls-Royce (tendo perto de 400 horas de testes de mar), tem agora um sistema que se encontra entre as tecnologias testadas com sucesso.
Recorde-se que no início deste ano a Rolls-Royce e a Finferries começaram a colaborar num projecto de pesquisa, o SVAN (Navios mais Seguros com Navegação Autónoma), para continuar a implementar soluções neste sentido, através das Advanced Autonomous Waterborne Applications (AAWA), financiadas pelo Business Finland.
Note-se que também a Wartsila anunciou recentemente um teste de atracagem autónomo a bordo do seu ferry híbrido, Folgefonn, com o seu respectivo sistema autónomo. E apesar de levar um marinheiro a bordo, a única coisa que este fez foi pressionar o botão para dar início à manobra.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística