Recuperação do Baltic Dry Index verificada no início do segundo trimestre levou já à paragem do desmantelamento de navios que se estava a verificar durante o primeiro trimestre de 2016.

Como revela o mais recente relatório da BIMCO, publicado no final da semana passada, a recuperação do Baltic Dry Index verificada no início do segundo trimestre, conduziu já à paragem do desmantelamento de navios que se estava a verificar durante o primeiro trimestre de 2016, no que respeita, nomeadamente, aos graneleiros.

De acordo com os mesmos dados do relatório, quando o Baltic Dry Index atingiu, em Fevereiro, o mais baixo valor de sempre, o desmantelamento de navios, medido em toneladas brutas, verificava, na proporção inversa, o maior valor de sempre.

Porém, com a recuperação do Baltic Dry Index a partir de Abril, essa tendência foi imediatamente reduzida.

De facto, salvo o caso dos Handysize, a queda do Baltica Dry Index, cuja tendência se iniciou ainda em 2015, levou a que no primeiro trimestre de 2016 o número de desmantelamento de navios tivesse tido um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2015, com o desmantelamento dos Supramax e Panamax a subirem respectivamente 81% e 87%, correspondendo a 40% do total dos desmantelamentos, com 18,1% ainda para os Handysize e 41,9 para os Capesize.

BDI

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill